segunda-feira, 10 de abril de 2017

NOVO EM CADA AMANHECER; BRASIL.
Rio de Janeiro 10 de abril 2017
Por Robson Caetano da Silva
Começo essa humilde lauda com algumas perguntas.
Será que  o padrão de dignidade, caráter, humanidade é esse que vivemos no Brasil?
Pergunto isso por conta de algumas peculiaridades apresentadas e dicotomias também, pra começar como a gente pode mandar nossos filhos para a escola, sem a segurança devida, no trajeto, e na própria escola? será que colocar armaduras, ou melhor investir em muros a prova de bala...?? Meu Deus será que estamos nos acostumando com uma realidade sem volta? Ontem eu assisti a um programa no qual a repórter indaga criancinhas e elas com a maior naturalidade dizem coisas que para uma criança recriar, ou ver nos noticiários era impensado no século passado!

Quando vemos por exemplo uma perseguição a um ator por elogiar, e assediar uma funcionária, lançando até campanha "mexeu com uma mexeu com todas", e por outro lado num programa de sua grade permite que o publico assista agressões psicológicas contra uma menina, de um cara bem mais experiente e que conhece das fraquezas humanas por ser médico; gente qual é!!

Eu não sou santo, pois errar faz parte do aprendizado humano, mas estamos replicando comportamentos que abominamos, mas que nos prende a cadeira quando são transmitidos nos noticiários, pois ser grotesco é o que vende e dá IBOPE..., cara dá um tempo pra minha cabeça, porque tá difícil de aceitar determinadas situações.

Como podemos ter uma situação de guerra num país tão cheio de belezas e que tem tudo para ser um sucesso mundial< e no entanto vive uma guerra de proporções monstruosas?! Policia tem como alvo pobres, sem nível intelectual para discutir, e os próprios policiais muitas vezes não tem, com isso temos a seguinte situação: o meliante tem premio para matar o que eles chamam de "vermes", policiais, pois isso vai para o currículo dos marginais barra pesada. A policia do outro lado se irrita e por vingança pois tiram a vida de um praça gente boa e companheiro na corporação, então saem sem um planejamento e matam para mostrar o seguinte somos a policia e ai se aplica o "mexeu com um, mexeu com todos", e o ciclo vicioso se instaura, e no meio tem gente do bem morrendo com bala que acha o corpo de jovens, crianças, pessoas da terceira idade, trabalhadores.

Me assusta muito eu como professor de educação física perceber que as gerações querem cada vez menos praticar exercícios, pois a tecnologia se apoderou das mentes de nossas crianças. A um tempo atrás elas queriam  tênis do Michael Jordan e hoje eles querem o I phone 7, algo que nem nós temos ou um dia sonhávamos em ter.

Enquanto isso tentamos como palestrante levar uma mensagem positiva as pessoas, indo em escolas e dando esperança aos que ainda acreditam, e as que deixaram de acreditar por alguma razão, pois crimes sem solução, processos sem definição, politicas publicas caóticas, poder publico corrompido, pois ao invés de uma laranja, hoje temos uma punhado significativo de frutas estragadas, e o que deveria ser a eliminação do jogo da fruta estragada, teremos que fazer uma limpeza mais completa, inclusive tendo que lavar o sexto, ou jogar fora para termos um local novo para cuidar das novas frutas que chegarão no futuro, mas de nada adiantará se não educarmos nossas gerações futuras.

 Educação, Saúde, Segurança, Cultura, Consciência politica, em Educação professores bem remunerados e escolas com um padrão mínimo de decência para receber corpo docente e discente.

Na saúde entender que estamos tratando de pessoas e não de um pedaço de carne, e apesar de serem tratados com peças quando fazem residência os médicos, são aqueles que cumprem um papel importante e o mínimo de organização e limpeza para receber os pacientes.

 Segurança com policiamento bem aparelhado, trabalho de inteligência e modernização da frota, sem contar com a segurança deles próprios, para voltar a sentir orgulho de vestir a farda, e combater o crime, não o cidadão, pois a policia está ai para servir e proteger, e não para guerrear, isso seria em ultimo casa, mas esta sendo prioridade.

 Cultura teria que ser direito de todos, mas não funciona assim, pois o que mais vemos são os padrões de comportamento das telenovelas, seriados e reality shows sendo repetidos, pois foi o que sobrou para a massa.

 Consciência politica para que na hora do voto o cidadão escolha aquilo que é de beneficio coletivo, pois no Brasil pensamos muito em nossos próprios umbigos e o resto que se dane, desculpe o termo!

 Educação teria que ser definida como educação acadêmica e não a formal, pois o que esta acontecendo é que muitos professores ou quase todos tem que lidar com filhos mal educados, por falta de tempo dos pais, u por preguiça de dar o corretivo necessário, então temos mimados por todo lado, e os que são mal educados se aproveitam da situação e até ameaçam professores.

 Educação física é uma disciplina que consegue trabalhar o individuo o nas mais f=variadas esferas, pois vai do intelecto ao físico de maneira bem harmônica e isso deveria ser levado em consideração, se a população está obesa, não é por culpa apenas dos fast foods, e sim da educação formal que em casa permite qualquer coisa. Temos o péssimo habito de apontar os defeitos, não olhamos em nos mesmos, e por isso vivemos essa dicotomia, quando recriminamos a propina, mas no momento do problema queremos subornar o policial, que percebe uma fonte extra e aceita com mais constância, dizendo a velha frase: me ajuda que eu te ajudo,, ou deixa o da cervejinha, ou melhor ainda; veja o que você pode fazer ai!!

 O politico implementa impostos inconstitucionais e o cidadão atura, e na quinta emenda da constituição esta previsto que todo e qualquer cidadão munido do mínimo intelecto merece uma explicação logica de porque esta sendo arrochado nos impostos, agora não vale pagar a conta de políticos que fazem farra com o dinheiro publico.

 Esse país é tão maravilhosos que assim como o mundo ele se cura quase que sozinho, pois tem todos os recursos necessários para ser auto sustentável, agora será que é necessário ROUBAR O POVO, deixar ele mais pobre, e dar a ele aumento insignificativo de salario?/

Desculpem meu desabafo, é como diz na musica: "marcas do que se foi, sonho que vamos ter, como todo nasce novo em cada amanhecer", que nossas questões sejam resolvidas, para que o país tenha o sistema que merece, que a normalidade volte, pois estamos a beira do caos, se é que já não estamos vivendo nele. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário