domingo, 2 de abril de 2017

100 METROS ANOS DE EVOLUÇÃO.
Por: Robson Caetano Da Silva recordista brasileiro e sul-americano dos 100 metros, jornalista, palestrante, Professor de educação física.
Eu fico feliz com a iniciativa de quebrarem um recorde meu, mas preocupado com a forma e da pressão colocada sobre os ombros desses jovens, Derick, Paulo e Vitor, o tiro de partida pode sair pela culatra, portanto peço cuidado a emissora em questão para uma cobrança exagerada, pois a participação no esporte deve ser responsável e principalmente divertida..

A história desta prova é mais do que longa, e apesar de ser tão rápida requer uma história, volume para que as gerações criem um vinculo com o legado, nos infelizmente queremos fazer com que um país que não tem a menor vocação para resultados expressivos, pois não investem na escola, e não dá a oportunidade de desenvolvermos os nossos talentos, pois há muita burocracia para apoio aos clubes, que em muitos casos são de futebol, e por conta de suas pendencias financeiras, não conseguem investir no esporte olímpico, e a gente lamenta não conseguirem dar aos atletas essa chance de crescimento.

 Uma coisa importante é lembrar que, os países citados numa matéria de televisão, estão anos luz em nossa frente, países como USA, Japão, e até mesmo alguns muitos países da África tem uma politica própria de desenvolvimento do esporte na escola, não se trata apenas de querer bater um recorde, e sim de mudar uma historia que é pobre, pois temos pouca ou nenhuma expressão esportiva, mas que com as mudanças nas administrações esportivas as coisas estão mudando, e para finalizar, Jamaica tem uma das competições escolares mais importantes e antigas do mundo, são mais de 100 anos de comprometimento com as provas de velocidade na Jamaica, e um dia o resultado aparece, e aqui temos alguns poucos anos de Pentatlo Nacional, quando houve uma proliferação do atletismo, e nunca mais se fez, pois era uma competição para não federados, e hoje os poucos jovens já são inscritos e passam em alguns casos a ganhar benefícios que acabam dando outra direção ao trato com o treinamento.

 Em relação a matéria da emissora de TV, falando sobre o recorde dos 100 metros, ou fazer algumas considerações posso?

 Peça para checarem na federação do Rio de janeiro qual a melhor marca dos 100 metros num campeonato carioca? Lá esta o resultado de 9.9 que apesar de ser manual, ainda assim é abaixo de 10 segundos.

 Outra coisa em prova de velocidade temos além de 3 finais olímpicas individuais com 1 medalha olímpica, dizer que não temos medalha em prova individual ficou ruim pra matéria.

 O atleta que tem mais talento para chegar a um grande resultado é o Paulo, pois tem no pai o incentivo correto e porque o Carlos Camilo viu e conhece tecnicamente e já sentiu como é para correr próximo dos 10 seg, pois com 10.2 ele tem lastro e conhecimento técnico e pratico do que passa para o Paulo, porém todos podem realizar grandes marcas.

 Somos mais de 7 bilhões de habitantes no mundo, pouco mais de 200 milhões no Brasil, pouco mais de 800 atletas neste universo correram 10, ou abaixo desta marca..., gente era difícil, ainda é difícil, treinava 9 horas em época de base.

 Os testes são importantes, e assim como vimos na matéria do Cezar Cielo, e o pulo do gato esta exatamente no descanso, coisa que não fiz, pois ficava treinando e treinando e acabei tendo over training, com múltiplas fraturas por stress na temporada de 1990, quando deveria descansar, após ter sido numero 1 do mundo .


 Qualquer atleta que correr próximo dos 10 segundos vão precisar não apenas de treinamento, mas de uma preparação global, e ainda tem um complicador, as distrações, que o Paulo esta evitando pelo fato de estar fora.

 Temporada Indoor, ou de pista coberta se faz necessária para quebrar um pouco o trabalho de base, que pode ser dividida em fase 1, fase 2 e fase 3 com a aproximação das valências volume e intensidade, pois diferente do meu tempo, hoje os atletas precisam fazer uma temporada programada para, e a resistência necessária para suportar o tanto de tiros para chegar a uma final de grande campeonato com facilidade, e de preferencia ficando entre os primeiros para não se desgastar emocionalmente.

 O que levará esses jovens ao grande resultado será um fato que eles e ninguém ainda pensou, e que eu tenho a resposta rsrsrs..

Forte abraço e fique com Deus !!

5 comentários:

  1. Boa tarde!
    Ninguém melhor que você para falar sobre essa prova.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, eu também achava, mas existem especialistas mais experientes e mais capacitados para revelar os segredos da prova rsrsrsrs...

      Excluir
  2. Matéria excelente!!! Uma visão não apenas de quem viveu o esporte, e sentiu as barreiras que existem nesse país excludente que reflete nas políticas esportivas. Mas de quem olha a realidade! Historia, legado, investimento competente, são algumas coisas que, sabe-se que falta e nada se faz! Isso sim é uma falta histórica. Fazer programa de TV para show, nada tem relação com a realidade! Vários atletas do atletismo tem resultados e conquistas expressivas, para um país que nao investe e nem reconhece e valoriza seus ídolos. O destaque e valor vem do exterior, antes de serem vistos no "brazil". PARABÉNS, ao Robson, pelas sábias palavras de realidade e verdade! Suas conquistas são o legado que deveria ser colocado como exemplo, junto com outros atletas ocultos. Sucesso, grande lenda do atletismo!

    ResponderExcluir
  3. São comentários como este que me motivam a continuar escrevendo, meu amigo muito obrigado !!!!

    ResponderExcluir