segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Oportunidade na escola

Estudava numa escola pública chamada General Osório, que tinha convenio com a Colégio Malba Tahan em Iraja, e lá tive o primeiro contato com tecnicas agricolas, comerciais e artisticas, educação fisica num outro nivel e lá conheci o Professor Eleandro, o bom de bola, que elaborou um projeto para aproveitar um espaço onde não havia hortaliça, do curso da escola, para fazer uma pista para salto em distacia com uma caixa de areia, e ali tinha um contato maior com o atletismo, e foi durante as primeiras aulas que o professor Eleandro me fez um convite para representar a escola num evento chamado Pentatlo Nacional.

La fui eu de encontro ao Célio Negreiro de barros mais uma vez, só que desta vez eu iria entrar na pista para competir, ja que não era federado e tinha ali a chance de pisar naquele solo sagrado, onde João Carlos de Oliveira, Adhemar Ferreira da Silva, Rui e Delmo da Silva, Nelson Prudencio Joaquim Carvalho Cruz e José Teles da Conceição, todos atletas olímpicos medalhistas.

Eu comecei então uma seleção entre milhares de jovens para obter uma vaga para o projeto da Coca Cola, de descoberta de talentos, iniciei nos 100 metros e corri bem vencendo minha série e ficando em segundo no geral com 11.3 atras de um atleta chamado Norberto.

Fomos para o Salto em distancia e lá mandei super bem saltando 6 metros e 90 centímetros nesta eu venci geral, no salto em altura consegui saltar 1 metro e 80 centímetros, e não é que o tal Norberto estava la de novo, e o pior o garoto era baixinho, mas conseguiu saltar 1 metro e 95 de altura caraca!!!

Veio então o arremesso de peso, e mais uma vez perdi no geral para o Norberto, e os 1500 metros eu venci, total de vitorias 2 no geral, contra 3 do tal Norberto, e com isso perdi a chance de ir a Governador Valadares para a etapa nacional, e consequentemente não fui aos Estados Unidos da America, esse era o premio para os jovens que se destacassem em todas as etapas, e eu fiquei muito chateado, para não dizer "puto da vida"!!!

Na saída do estádio um técnico chamado Luiz Carlos me abordou e me fez um convite incrível para treinar com ele e competir pelo Flamengo, eu disse a ele que teria que conversar com a Sonia e logo imediatamente ele desfez o convite, pois devia respeita a ela e ao professor Aílton, e tive a certeza de que, esse esporte me educaria e me faria uma pessoa de palavra e de caráter, e essa mulher chamada Sonia Ricette se tornou responsável por parte da formação deste caráter, e agradeço demais a Deus por ter posto essa figura impar na minha vida!!
Voltei aos treinos com a Sonia naquela dureza, logo os rumores do garoto magrelo que havia saltado quase 7 metros se espalhou, foi quando numa ida ao estádio para assistir uma etapa do Troféu Brasil eu vi um atleta miudinho e com uma frequência de passada incrível venceu os 200 metros, então tinha que perguntar para ele como ele tinha feito aquilo, o nome dele Nelson Rocha dos Santos, e a resposta que ele me deu foi: "basta você treinar que irá fazer muito melhor", foi quando tive a certeza de que estava no lugar certo e cercado pelas pessoas certas, e segui treinando.

Estava atravessando aquela fase muito complicada que todo  adolescente passa, de duvidas e precisando conquistar em casa o respeito pelo que estava fazendo, ja que não ganhava nada, neste momento meu avô fez o celebre comentário; "põe esse menino no cais para trabalhar na estiva" e isso me deixou muito triste, pois acreditava que podia ser o tal olímpico.

A Sonia Ricette fazia compras para suplementar minha alimentação
que era muito fraca para a quantidade de treinamento que estava realizando, quando a Coca Cola através do jornalista Sergio Leitão me fez um convite sensacional, primeiro eu seria um dos atletas patrocinados pela marca, e outra teria direito a almoçar na sede da empresa em Botafogo, assim eu treinaria e realizaria uma refeição decente na rua Mena Barreto onde era a sede administrativa da empresa, as coisas então melhoraram muito.

Outra hora eu conto como melhoraram as coisas.

Abs.

Robson Caetano Da Silva

6 comentários:

  1. Respostas
    1. OI AMIGO EU TENHO ORGULHO DE TER PARTICIPADO DA SUA EPOCA ESTUDANDO NA MALBA TAHAM EM IRAJA QUE NA HORA DO RECREIO VOCE COMPRAVA BANANADAS NA MINHA JANELA LEMBRA FOI UM TEMPO MUITO BOM QUE QUE DEUS CONTINUE A TE ABENÇOAR SEMPRE JUNTO COM SUA FAMILIA AGOR ME TIRE UMA DUVIDA O PROFESSOR LEANDRO AINDA ESTA NO MEIO DE NOS DE UM FORTE ABRAÇO NELE POR MIM E MEUS FILHOS CLAUDIO FIGUEIREDO DE BARROS E RODRIGO FIGUEIREDO DE BARROS QUE ESTUDARAO COM ELE TAMBEM BJS NO SEU <3

      Excluir
  2. Olá guerreiro boa tarde!
    Quantas lutas hein. Parabéns pela perseverança. <3. Bjs

    ResponderExcluir