domingo, 12 de março de 2017

SAUDADE DE BOAS ESCOLHAS.
Por: Robson Caetano Da Silva
Acho que já disse isso, mas não custa repetir só para que as pessoas possam me conhecer melhor, sou um saudosista, uma das pessoas neste mundo que gosta de história, de personagens marcantes e principalmente de situações que podem mudar o destino de várias pessoas.

Quando fui apresentado ao atletismo não tinha a noção da diferença que faria na vida de tanta gente, eu vivo dizendo que os anjos existem e que fazem parte de muitas das escolhas que fazemos, professores, técnicos, atletas, adversários, admiradores, pessoas queridas, os invejosos, os rancorosos não importa, de alguma forma você influencia na forma como eles encaram determinadas situações, pelo simples fato de você estar envolvido nela ou não.

Competições nas quais usava a psicologia a meu favor, provas que sabia que minha condição física não me daria a vitória e que acabei derrotando o adversário com uma frase antes da prova, ou uma atitude num treinamento na véspera da prova. O medo nos olhos dos adversários era o que mais curtia, a sensação de ser superior psicologicamente era algo indescritível, perceber que elas te olham com respeito, com carinho, e até ódio as vezes era uma energia que sempre usei a meu favor.

Os professores que com um simples gesto de reconhecimento
disseram, vamos lá tenta de novo com a candura de quem quer o seu bem, pensando na sua formação acadêmica, mas também na sua formação como cidadão, a esses professores que me deram a chance de viajar pelos livros de história, onde aprendi muito, e com a descoberta de minha própria língua como meio de comunicação, o que me deu a liberdade de entender melhor o mundo.
Suíça em 1987 em Macolim  CT, Beto, Igor e Albino 
os técnicos que eram duros nos treinamentos pensando sempre na performance, e nos levaram a conhecer com a vivencia geografia, no levando a lugares onde poucos atletas no mundo poderia estar, lugares como Chile, Peru, México, Guiana Francesa, Guiana Holandesa, Holanda, Cuba, Moscou, Romênia, Bulgária, Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Polônia, Turquia, Hungria, China, Índia, Finlândia, Dinamarca, Copenhagen, Noruega, Japão, Marrocos, Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Escócia, Estados Unidos da América etc...

Competição em Ostrava 1987
As recompensas por essa escolha foram enormes, pois vi e vivi em tempos de guerra fria, me foi concedido competir onde americanos não eram bem vindos, onde alemães não eram bem vindos, e antigos soviéticos, portanto eu precisava medir forças contra nações..., logo eu um simples e humilde brasileiro chamado Robson Caetano Da Silva, morador de uma favela chamada.., vejam só Nova Holanda, onde diferente da Holanda que visitei onde venci minhas provas, era e ainda é um local de muita pobreza, onde as pessoas vivem com muito pouco, e mesmo assim dividem o que tem com quem tem menos, me tornei uma espécie de embaixador do Brasil, indo em lugares remotos nesses países para confrontar situações muito difíceis, onde sequer havia recurso financeiro, eles nos pagavam com o que tinham de melhor, CRSITAL, eu vivia portanto o final de uma geração de atletas amadores, que eram românticos e corriam pelo prazer de correr e pela gloria do resultado.
Competição na Urca foto tirada pela assessoria da Coca Cola.
A imprensa era rudimentar e não vivia a velocidade de hoje, e é até covardia comparar os ídolos das décadas de 1950, com 60 quando o telegrama era fundamental, com 70 onde telefone era importante com seus gravadores, 80 quando o fax surgiu dando credibilidade ao que estava escrito e assinado numa linda telefônica em locais distantes, 90 quando os computadores deram vez ao armazenamento de arquivos pessoais e de 2000 em diante com tanta revolução tecnológica, nossa diversão era ouvir musica no quarto na década de 1980, nos fortalecia ouvir uma melodia e mesmo não entendendo sermos levados pelo balanço de um R&B, Soul para vitórias inimagináveis, e apresentar o samba, pagode, MPB para pessoas que se encantavam com nossa bossa.  

Ah quanta saudade de quando tudo era feito como cavalheiros, pessoas olhando nos olhos ou com um aperto de mão selavam pactos que duravam uma vida, e ver hoje no que se tornou a comunicação quase me ofende como jornalista, pois hoje o importante está apenas no sucesso, e não no caminho percorrido, procura se por historias fúteis e a facilidade em encontra-las com o que chamávamos de fofoqueiros, que na idade média eram queimados em fogueiras por se tornar tiranos da língua falada, é algo que impressiona.

O tempo das escolhas estão ai, e as opções são inúmeras, mas não temos o direito de escolher qualquer coisa para nossas vidas, lembre se que a sua história tem importância para alguém. Nós somos o resultado de varias escolhas em nossas vidas, certas ou não elas escrevem o que você colhe hoje. Quando escolhi o atletismo não tinha certeza de nada, e nada foi planejado, o sucesso simplesmente aconteceu, pelo fato de eu ter tido a sorte de ter bons tutores, e a competência para realizar o que era solicitado nos treinamentos; portanto não se sinta injustiçado, levante e vá a luta plantando sementes certas, e selecionando melhor o que entra em sua vida, afinal somos feitos para o sucesso, e eu acredito no seu, E VOCE??     

Um comentário:

  1. Bom demais ter tanta história para contar e, melhor ainda, que elas tenham luta, lágriams e suor, mas com o Sucesso no final.
    Sim. Você fez grandes e acertadas escolhas quando lhe foi possível escolher. Algumas vezes precisamos apenas aguardar britar as sementes plantadas num momento histórico de nossas vidas.
    Beijo grande, meu atleta preferido!❤

    ResponderExcluir