OPINIÃO MINHA OK
NÃO POSSO CONCORADAR COM ALGUMAS COISAS QUE SÃO DITAS PELA IMPRENSA E MESMO SENDO JORNALISTA, EU VEJO QUE ASSUNTOS SÃO ABORDADOS SEM FUNDAMENTO.
OUVI CERTA VEZ DO DR CARLOS NUZMAN NA ABERTURA DE UM CURSO QUE FIZ DE ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA A SEGUINTE FRASE; "E FÁCIL JOGAR PEDRA NA VIDRAÇA, O DIFICIL É SE TORNAR VIDRAÇA, AI VOCE ENTENDE COMO É DIFÍCIL A LIDERANÇA". EU TENHO CONVIVIDO POR ANOS OS TORMENTOS E TRAUMAS DA CBAT, DESDE OS TEMPOS DO SENHOR HÉLIO BABO ATÉ O DIAS DE HOJE, COM O DR ROBERTO GESTA DE MELO A FRENTE DA ENTIDADE.
VI INÚMERAS VEZES OS SACRIFÍCIOS QUE O DR ROBERTO FEZ EM PROL DO ESPORTE COLOCANDO RECURSOS EMPRESTADOS DA PRÓPRIA FAMÍLIA E RECEBENDO AS CRÍTICAS COM A DIGNIDADE DE UM CAVALHEIRO, AS IDAS INTERMINÁVEIS A BRASÍLIA E AS HUMILHAÇÕES CONSTANTES QUE SOFREU POR UM ESPORTE QUE MAL CONHECIA E QUE APRENDEU A AMAR E RESPITAR, SE HOJE EXISTEM RECURSOS É PORQUE O PROPRIO ESPORTE MUDOU PARA MELHOR E TUDO QUE É INVESTIDO NA CBAT AINDA É POUCO, POIS UM CENTRO DE TREINAMENTO SIMPLES COMO O DE FOMIA NA ITALIA FICA EM TORNO DE 250 MILHÕES DE REAIS. AI EU PERGUNTO INVISTO NO ATLETA OU NA ESTRUTURA PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS TALENTOS? OU FAÇO PARCERIAS QUE POSSAM ME PROPORCIONAR INVESTIR MAIS NOS ATLETAS DE ALTO NIVEL DANDO ASSIM A CHANCE REAL DE UM ATLTA OLIMPICO DISPUTAR MEDALHAS? E ESSES QUESTIONAMENTOS FICAM POVOANDO A CABEÇA DO GESTOR.
E SÓ PARA EFEITO DE JUSTIÇA A CBAT TERIA QUE ECONOMIZAR DURANTE 10 ANOS SEM PODER GASTAR UM ÚNICO CENTAVO PARA TER UM CENTRO DE TREINAMENTO E AINDA IRIA FALTAR RECURSOS.
TEM GENTE QUE CRITICA, MAS QUE QUANDO É PERGUNTADO SE QUER SENTAR NA CADEIRA DO CHEFE SE TREME DOS PÉS A CABEÇA, POIS NÃO É FÁCIL..., ALIÁS HOJE ESTA ATÉ FÁCIL, MAS NA ÉPOCA DAS VACAS MAGRAS ERA BEM MAIS DIFÍCIL!! OS INVESTIMENTOS NO ESPORTE ESTÃO COMEÇANDO A SER MAIS GENEROSOS, PORÉM AINDA NÃO É O IDEAL, AFINAL NÃO TEMOS APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO... RS.
LI UMA DAS CRÍTICAS MAIS DURAS DOS ÚLTIMOS TEMPOS A GESTÃO DO DR ROBERTO, PELO JORNALISTA E COMPANHEIRO E PROFISSÃO JOSÉ CRUZ DE BRASÍLIA, E QUE ACHEI ATÉ ESCLARECEDORA, MAS UM TANTO QUANTO SEM CLASSE E QUE PARA QUEM NÃO CONHECE SOBRE ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA FICA A IMPRESSÃO DE TOTAL INCOMPETÊNCIA DA GESTÃO ATUAL.
EU VI POR VÁRIAS VEZES O ADVOGADO ROBERTO GESTA DE MELO SER ACLAMADO PELOS PRESIDENTES DE FEDERAÇÃO PARA CONTINUAR A FRENTE DA CBAT, QUE NÃO O DEIXARAM SAIR E DIGO ISSO, POIS SOU TETEMUNHA DESSES FATOS ASSIM COMO AS VEZES QUE TENTOU DEIXAR O CARGO A DISPOSIÇÃO E NINGUÉM SE MANIFESTOU PARA FICAR A FRENTE DA CONFEDERAÇÃO. A RESPONSABILIDADE QUE FOI ASSUMIDA POR GESTA ERA DE TIRAR ESSE ESPORTE DA MISÉRIA EM QUE SE ENCONTRAVA E COLOCA-LO NUM LUGAR DE RESPEITO. NÃO SEI SE ELE É GOLPISTA, MAS AOPOSIÇÃO ESTA TRABALHANDO FIRME NO PROPÓSITO DE LEVAR A CBAT DE VOLTA PARA O RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DO PROFESSOR CARLOS ALBERTO LANCETA, POR QUEM TENHO PROFUNDO REPEITO E O QUE VAI ACONTECER NÃO SE SABE.
EU VI O DR ROBERTO AMADURECER COMO PRESIDENTE DA CBAT E DA SULAMERICANA DE ATLETISMO ONDE SOUBE COMO NINGUÉM ORGANIZAR E MINISTRAR EGOS QUE ERAM MUITO EXACERBADOS, COM ISSO CONQUISTOU O RESPEITO,ADMIRAÇÃO E CARINHO DE TODOS A SUA VOLTA E CLARO ALGUNS DESAFETOS, POIS COMO SABEMOS TODA UNÂNIMIDADE É BURRA.
SE AS MEDALHAS AOS MONTES NÃO ESTÃO ACONTECENDO, NÃO É POR FALTA DE GESTÃO E SIM DE UM POUCO MAIS DE EMPENHO DOS ATLETAS QUE SE CONTENTAM COM POUCO E ISSO EU POSSO DIZER. NÃO PODEMOS DAR TUDO A ELES, SEM COBRAR OS RESULTADOS E PROVAVELMENTE O ERRO ESTEJA EM OFERCER DEMAIS E COBRAR TÃO POUCO, TEMOS QUE DEIXAR QUE ELES CONQUISTEM E FAÇAM MERECER POR MÉRITOS OS SALÁRIOS QUE RECEBEM, POIS OS MAIS DETERMINADOS ESTÃO FAZENDO A VIDA E TREINANDO SÉRIO.
A NOSSA BASE ESTA VIVEDO UMA ÉPOCA TOTALMENTE DIFERENTE DA MINHA GERAÇÃO E DE OUTRAS QUE PASSARAM POR TANTAS GESTÕES, ELES HOJE TEM OS RECURSOS E RECEBEM ESSES RECURSOS NOS MAIS VARIADOS PROGRAMAS DA CBAT, O PROBLEMA ESTA NA FALTA DE COMPROMETIMENTO E DE ALGUNS ATLETAS TÉCNICOS E AGREMIAÇÕES, CLUBES, OU NA FALTA DE GESTÃO DESSES PROFISSIONAIS QUE ACHAM QUE VÃO CONSEGUIR DESCOBRIR O TALENTO E LEVAR ELE ATÉ O ALTO-NÍVEL E NOS TEMOS VARIOS EXEMPLOS DE QUE ESSA RECEITA NÃO FUNCIONA, POIS A MEDIDA QUE O ATLETA VAI SE DESENVOLVENDO FISIOLOGICAMENTE, PSICOLOGICAMENTE E PRINCIPALMENTE FISICAMENTE O TÉCNICO TEM QUE ENTENDER QUE É HORA DE PASSAR O BASTÃO ADIANTE REALIZANDO ASSIM MA TRANSIÇÃO NO TRABALHO COM ESSE JOVEM.
SER ATLETA NÃO É FÁCIL AINDA MAIS QUANDO ESTÃO ENVOLVIDOS LAÇOS AFETIVOS QUE PODEM INTERROMPER O AMADURECIMENTO DESTE ATLETA. GOSTARIA DE LEMBRAR QUE DESDE QUE OS CLUBES E AGREMIAÇÕES FALIRAM SEUS DEPARTAMENTOS OLÍMPICOS, VIVEMOS DE RESULTADOS ESPORADICOS E O PAPEL DE DAR SUPORTE AO ATLETA QUE ERA FUNÇÃO DO CLUBE, PASSOU PARA AS MÃOS DAS FEDERAÇÕES E EM ALGUNS CASOS ATÉ DA CBAT, QUE DEVERIA APENAS GERENCIAR AS FEDERAÇOES E AS FEDERAÇÕES APENAS TER A FUNÇÃO DE SER A PONTE ENTRE ESSES CLUBES E AGREMIAÇÕES COM A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ENTIDADES ESPORTIVAS.
A BASE ESTA COM PROBLEMAS DEVIDO A FALTA DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE SE INTERESSEM NOS ESPORTES OLIMPICOS COMO ESPECIALIZAÇÃO E PODER TRABALHAR DE MANEIRA AINDA MAIS PROFISSIONAL, POIS COMO PROFISSIONAL DA ÁREA EU DEVO DIZER QUE MINHA ESPECIALIZAÇÃO FOI EM COMUNICAÇÃO E OUTROS DEVERIAM PROCURAR A ÁREA QUE MAIS LHES AGRADA E APLICAR NA ESCOLA.
OS NOSSOS JOGOS ESTUDANTIS PRECISAM SER ACOMPANHADOS POR UNIVERSIDADES QUE QUEIRAM DAR OPORTUNIDADE A ESSES JOVENS OFERECENDO BOLSS DE ESTUDOS PARA TERMOS UM CAMPEONATO UNIVERSITÁRIO ONDE PROFISIONAIS FORMADOS E QUE TRABALHAM APENAS NO ALTO NIVEL POSSAM RETIRAR OS MELHORES E LEVAR ESSES AOS PASSOS SEGUINTE QUE É A CONQUISTA DE VAGAS OLIMPICAS E MEDALHAS.
OS TEMPOSDE VACAS MAGRAS ME SERVIRAM PARA APRENDER QUE A FORMULA É SIMPLES E INTEGRADA, POIS NADA ACONTECE SEM QUE HAJA UM PACTO POLÍTICO ENTRE AS ENTIDADES ESPORTIVAS. NÓS PRECISAMOS AVALIAR COM CARINHO A SITUAÇÃO DO ESPORTE, POIS NÃO VAMOS PARAR EM 2016 E PARA ISSO TEMOS QUE DAR AO NOSSO ESPORTE OLIMPICO AS CRITICAS CERTAS E A QUANTIDADE DE RECURSOS QUE POSSAM FAZER DEFINITIVAMENTE COM QUE CADA UM ENTENDA SEU PAPEL.
AS CRITICAS SEMPRE SERAM BEM VINDAS, MAS FUNDAMENTADAS E COM UM POUCO DE ENTENDIMENTO LÓGICO DO QUE SE FALA E VOLTANDO A MATÉRIA POSTADA NO BLOG DO AMIGO JOSÉ CRUZ, EU PENSO QUE A RESPOSTA QUE ELE OBTEVE DO PRESIDENTE ROBERTO GESTA TENHA DADO A ELE MOTIVOS PARA PERCEBER QUE CADA ESPORTE TEM SUA PECULIARIDADE E SUAS NECESSIDADES.
NÃO TENHO DÚVIDA DO SUCESSO DOS JOGOS AQUI NO BRASIL, E MUITO POR CONTA DA GESTÃO DE PROJETOS, ORGANIZAÇÃO E A NÍVEL ATLETICO AINDA NÃO VAMOS SER O NÚMERO 1, MAS ESTAREMOS DANDO PASSOS SEGUROS E CERTOS PARA UM ESPORTE QUE VAI PASSAR POR 2016 NO CAMINHO DO SUCESSO.
UM FORTE ABRAÇO DO ATLETA OLIMPICO, PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E JORNALISTA/ COMENTARISTA ESPORTIVO.
ROBSON CAETANO
Nenhum comentário:
Postar um comentário